Como Consultar CPF Grátis pela internet

Como Consultar CPF Grátis pela internet – Bem como o RG, o CPF é daqueles documentos considerados essenciais para qualquer cidadão. Sem o documento emitido pela Receita Federal, fica-se impossibilitado, entre outras coisas, de assinar carteira de trabalho ou comprar um imóvel. O procedimento para tirar o  CPF é bem fácil e hoje em dia praticamente todo mundo tirou o seu em algum momento da vida.

Nada mais desagradável do que tentar comprar a viagem de seus sonhos e na hora descobrir que não será possível pois seu CPF está irregular na Receita. Se você passou por isso recentemente, o mais indicado é que faça uma consulta à Receita para verificar a situação cadastral de seu documento. Veja qui como consultar CPF grátis pela internet.

consultar-cpf-gratis-pela-internet

Consultar CPF grátis pela internet

Consultar a situação cadastral de um CPF é verificar se existe alguma pendência com a inscrição do mesmo na Receita Federal. Verificar, por exemplo, se o mesmo não foi suspenso ou está vencido.

Existem 5 tipos diferentes de situações cadastrais possíveis para um CPF:

  1. A primeira é a situação “regular”, que indica que não há pendências em seu documento.
  2. A segunda é “pendente de regularização” que significa que você pode ter deixado de apresentar alguma declaração do Imposto de Renda nos últimos 5 anos.
  3. A terceira é a “suspensa” que indica que o cadastro do CPF está incompleto ou incorreto.
  4. A quarta é “cancelada”, que significa que o documento foi cancelado por força administrativa, judicial, ou ainda, em consequência da morte do titular.
  5. A última situação cadastral é “nula”, que indica que a inscrição do CPF foi fraudada e por isso a mesma foi cancelada.

Você pode verificar a situação cadastral de seu CPF pela internet mesmo através desse link disponível no site da Receita Federal.

Regularizar CPF pela internet

Caso seu CPF esteja irregular você deve primeiramente verificar se não deixou de entregar alguma declaração de Imposto de Renda nos últimos 5 anos. Caso tenha esquecido de alguma, a declare por aqui. No mesmo serviço é possível retificar alguma declaração enviada erroneamente. Após regularizar seu Imposto de Renda você poderá voltar a usar seu CPF normalmente.

Caso esteja em dia com o Imposto de Renda e mesmo assim seu CPF constar como irregular, você deve entrar com um pedido de regularização de seu CPF, veja como regularizar o CPF.

Alternativamente, você pode solicitar o serviço também em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou nos Correios. Os documentos pedidos são RG,CPF, título de eleitor(maiores de 18 anos) e no caso dos homens, certificado de alistamento militar. O serviço cobra uma taxa de R$ 5,70.

Conclusão Consultar CPF Grátis pela internet

Enfim, agora é mais fácil fazer qualquer consulta, e uma delas é consultar CPF grátis pela internet, sem a necessidade de sair de casa, enfrentar filas em bancos ou na Receita Federal, basta ter acesso a internet e pronto, é só consultar sua situação cadastral e imprimir o comprovante do CPF, caso tenha alguma pendencia é só resolver.

Qualquer dúvida, deixa um comentário.

Como Consultar CPF Grátis pela internet
1.47 (29.33%) 30 votes
11 Responses to “Como Consultar CPF Grátis pela internet”
  1. JESSICA JULIANA DE ASSIS
    • Silvia Becker
  2. jose carlos da silva
  3. mirian de M Patricio
  4. Fernando
  5. eva rosana de oliveira santos
    • Med Madson
    • MARGARETE FRANÇA DE MACEDO
  6. Jefferson Severo
  7. Pedro Ramos

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *