Como imprimir cartão CPF pela internet

Como imprimir cartão CPF pela internet grátis, confira neste artigo como tirar CPF online e sem pagar nada.

Até alguns anos atrás, o CPF ainda tinha formato físico, num cartão. No entanto, hoje em dia o procedimento é outro. Podendo ser impresso pela internet, tanto o comprovante quanto o próprio “cartão”, a vida ficou muito mais facilitada.

Por não ser mais nesse antigo formato, o documento é impresso numa folha que contém os mesmos dados. Ainda há o período para validação do cadastro que geralmente é de 90 dias e o pedido pode ser feito via web ou fisicamente.

E embora todos saibam que precisam do documento para fazerem as diversas obrigações diárias, muitos não sabem para que ele serve. Portanto, antes de falarmos sobre como imprimir cartão CPF, vamos entender mais sobre o que é o CPF e para que ele serve.

CPF Para que Serve

O Cadastro de Pessoa Física, ou CPF, é o registro do cidadão brasileiro na Receita Federal. Sendo um dos principais documentos, possui um número de onze dígitos e é o responsável por possibilitar transações financeiras em território nacional.

Quem não o possui pode ficar impossibilitado de diversas coisas desde aberturas de contas bancárias até simplesmente fazer compras. No entanto sua posse não é obrigatória, assim como o seu porte. Mas em algumas ocasiões, geralmente como auxílio para identificação da pessoa, o documento é exigido.

Como Imprimir Cartão CPF pela internet

Imprimir CPF

Antes de tudo, é bom reiterar que existem duas formas de se obter o documento: fisicamente ou pela internet. Em ambas as duas é possível imprimir o cartão CPF em casa, a diferença é que a primeira forma não é gratuita.

Pela internet, será preciso preencher um formulário. Vários dados básicos serão exigidos tais como nome, data de nascimento, endereço etc. Após digitados e verificados, clique em “Enviar”. Um número de protocolo será gerado e é por ele que a inscrição pode ser acompanhada no site da Receita Federal.

Caso o CPF seja feito fisicamente, será necessário se dirigir de segunda a sexta no horário comercial com alguns documentos a uma agência dos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. No local, uma taxa de R$ 5,70 será cobrada. Feito todo o procedimento, lá também será gerado um número de protocolo.

Como dito, em ambos os casos um número de protocolo será gerado. Para enfim imprimir cartão CPF, entre no link. Dê todas as informações requeridas e clique em “Consultar”. A situação da sua inscrição será mostrada e caso esteja pronta será possível imprimir o cartão CPF e posteriormente plastificá-lo.

Como imprimir cartão CPF pela internet
3.2 (64%) 15 votes
14 Responses to “Como imprimir cartão CPF pela internet”
  1. Juliocesar Junior dos Santos
  2. silvana
  3. eliana Miron
  4. Preciso imprimir o CPF da minha filha como fazer?
  5. carolina de oliveira souza
    • Med Madson
  6. marcos henrique micarelli
    • zilda ferreira gomes araujo
  7. Carla Quintana

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *