Como regularizar o CPF pela internet

Como regularizar o CPF pela internet grátis no site da Receita Federal.

À exemplo do RG, o CPF é um dos documentos mais importante que existe no Brasil. Sem o documento emitido pela Receita Federal não se pode, por exemplo, abrir matrícula em universidade ou assinar a carteira de trabalho.

Tirar o CPF é bem fácil e hoje praticamente qualquer pessoa, incluindo recém nascidos, têm o seu. O problema é quando ao tentar utilizar o documento você é informado que seu CPF está irregular.

Se passou por isso recentemente, você pode estar com problemas no cadastro de seu CPF na Receita Federal. Você pode tirar a dúvida realizando uma consulta à Receita para se informar da situação cadastral de seu documento.

regularizar-cpf-pela-internet

Situação cadastral CPF

Consultar a situação cadastral de um CPF nada mais é do que verificar se há algum problema com o cadastro de seu documento na Receita Federal, por exemplo, verificar se seu CPF está vencido, ou até mesmo, foi suspenso pela Receita.

Existem 5 situações cadastrais possíveis para um CPF:

  • A primeira é “regular”, que indica que não há nenhuma pendência na inscrição.
  • A segunda é ”pendente de regularização”, que pode indicar a ausência de alguma declaração do Imposto de Renda. A
  • terceira situação cadastral possível é “suspensa”, que significa que o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.
  • Por fim, as últimas duas são “cancelada”, que informa que a inscrição foi cancelada por força administrativa, judicial ou ainda devido ao falecimento do titular, e “nula”, que indica que o CPF foi anulado pois a sua inscrição foi fraudada.

Você pode consultar a situação cadastral de seu CPF pela internet através desse link. Para efetuar a consulta basta informar seu CPF e então o sistema mostrará sua situação cadastral. Caso tenha algum problema no seu CPF saiba agora como regularizar o CPF pela internet.

Como regularizar o CPF pela internet

Caso esteja com seu CPF irregular, a primeira coisa que você deve fazer é verificar se não deixou de entregar alguma declaração de Imposto de Renda nos últimos 5 anos. Caso tenha esquecido, você pode realizar a declaração por esse link aqui No mesmo link é possível retificar alguma declaração já enviada. Em dia com as declarações de Imposto de Renda seu CPF deverá voltar à situação regular.

Caso esteja em dia com o Imposto de Renda e ainda assim seu CPF estiver constando como irregular, você deve entrar com um pedido de regularização de sua situação cadastral preenchendo esse formulário aqui.

Opcionalmente o pedido pode ser feito também em uma Agência do Banco do Brasil, Caixa ou nos Correios. Os documentos necessários são o RG, CPF(mesmo irregular), título de eleitor(maiores de 18 anos) e para os homens, o certificado de alistamento militar. O serviço custa R$ 5,70.

Como regularizar o CPF pela internet
3.33 (66.67%) 6 votes
2 Responses to “Como regularizar o CPF pela internet”
  1. Andre pereira barbosa

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *