Consultar CPF pelo nome

Consultar CPF pelo nome – É muito comum que atualmente as pessoas em geral busquem consultar CPF pelo nome grátis. No entanto, o que muitos não sabem é que isso não pode ser feito por pessoas físicas. Até porque poderia gerar riscos àqueles que tivessem seus nomes pesquisados.

Afinal, o CPF é um documento basicamente usado para transações financeiras. Se a pesquisa fosse feita dessa maneira, muitos poderiam se usufruir desse malefício para causar fraudes a qualquer indefeso.

Consultar CPF pelo nome  Receita Federal é liberada para pessoas jurídicas e explicaremos como mais abaixo, mas para esses é possível porque é preciso consultar a situação cadastral da pessoa. Isso porque o CPF é um dos documentos que mostram como o nome da pessoa está inscrito na sociedade.

Além dos famosos Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou o Serasa, o CPF também fica “sujo”. Ou seja, com a situação cadastral irregular. Funciona meio que como um parâmetro para as empresas se assegurarem que aquele será um bom cliente, funcionário entre outras coisas.

consultar cpf pelo nome

Consultar CPF pelo nome

Infelizmente, como já dito, é impossível pesquisar o CPF de uma pessoa pelo nome. Os únicos que podem fazer isso são pessoas jurídicas, ou seja, portadores de CNPJ. Empresas com grande número de clientes como bancos, financeiras, seguradoras etc também, especialmente, dispõem desse tipo de consulta por terem um banco de dados enorme.

A empresa que tenha CNPJ ativo e que queira consultar CPF pelo nome vai precisar fazer uma consulta na Câmara de Dirigentes Lojistas, ou CDL, municiado de login e senha. A consulta feita via CDL é paga.

Caso o interesse seja buscar alguma pessoa em específico para então saber o CPF, é possível fazer essa busca pela polícia. No entanto, a pessoa só será encontrada caso já tenha dando entrada em algum Boletim de Ocorrência (B.O) ou se tiver cometido algum crime.

Há também a possibilidade de consultar CNPJ pelo nome da empresa.

Consultar nome pelo CPF

Se consultar CPF pelo nome grátis não é possível, o contrário é. Entrando no site da receita federal pode-se saber informações sobre o portador do documento.

Digitando os dois dados requeridos (CPF e código de verificação), basta clicar em “consultar” e outra tela irá aparecer. Nela constará o comprovante de situação cadastral do CPF, com o número do documento, nome da pessoa, situação cadastral (se é regular ou irregular) além do digito verificador e outras informações.

A consulta é totalmente gratuita e qualquer um pode fazer a consulta de qualquer CPF, mesmo sendo de outra pessoa. Caso ainda haja alguma dúvida, contate a Receita Federal pelo ReceitaFone discando o número 146, ou pelo Fale Conosco, ou indo a alguma unidade de atendimento do órgão.

Consultar CPF pelo nome
3.16 (63.11%) 45 votes
36 Responses to “Consultar CPF pelo nome”
  1. Vitória de Lara Lopes
  2. miguel soares da silva
  3. Joselane
  4. Nafitaly Davi Souza Queirox
  5. Ana Paula
  6. wilian pires
  7. Hevellyn Karolainy Carvalho Fernandes
  8. hugo
  9. Thayanne
  10. Meg nunes
    • Med Madson
  11. Douglas dos santos Sousa
  12. Iron
  13. Maycon Macedo
  14. Aldo Contini
    • Med Madson
  15. paulo roberto miguel dos santos
    • Med Madson
  16. Wellington Santos Alves Da Silva
  17. Viviane
  18. Eliane silva
  19. Guilherme Brugeff Teles

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *