Idade mínima para inscrições no CPF

Idade mínima para inscrições no CPF – Todo cidadão deve ter um documento de identificação que é utilizado para inúmeros fins, alguns desses documentos passam a ser obrigatórios desde o primeiro dia de vida da criança. É com essa identificação que o Governo consegue gerar estatísticas e ter um certo controle da população. Não só no Brasil, mas sim em todos os países, documentos como CPF são obrigatórios para certo tipo de solicitação ou transação.

O CPF é o registro do cidadão junto à Receita Federal, o número do CPF é único para cada pessoa, mesmo no caso da perda e solicitação de uma segunda via o número continua o mesmo, evitando assim fraudes ou outro problemas de duplicidade.

Diferente do RG, mais conhecido como carteira de identidade, o CPF não é de posse obrigatória, porém, para inúmeras transações, principalmente bancárias é necessário a apresentação do mesmo.

Como obter um CPF

Muitas pessoas ainda tem dúvidas de como fazer o CPF, não sabendo que os passos são simples e que existem vários pontos disponíveis para fazer o seu cadastro de pessoa física.

Idade mínima para inscrições no CPF

Antes de mais nada é necessário saber que para a abertura do CPF é necessário pagar uma taxa que custa em volta de R$ 7,00.

Logo após, basta procurar uma agência mais próxima da sua residência, basta entrar no site dos Correios por esse atalho para verificar. Vale ressaltar que a Caixa Econômica Federal  e o Banco do Brasil também oferece o serviço de emissão do CPF.

  • RG
  • Certidão de nascimento
  • Título de eleitor

Idade mínima para inscrições no CPF

Após alguns problemas de fraudes, a Receita Federal atualizou as suas regras sobre a Idade mínima para inscrições no CPF ( Cadastro de Pessoa Física ) dos dependentes que estão inclusos na declaração do Imposto de Renda da Pessoa física. Depois de uma análise mais afundo sobre alguns relatos de pessoas tentando agir de má fé, a Receita Federal passou a tornar obrigatório o cadastro do CPF para dependentes que tenham 14 anos ou mais.

Comparando com a regra antiga, a exigência era 16 anos ou mais.

A medida foi adotada com intuito de reduzir o número de fraudes que vem acontecendo ao longo dos anos e também ajudará evitando a inclusão de um mesmo dependente em mais de uma declaração.

Nem todos sabem o porque de incluir os dependentes na declaração do Imposto de Renda, a explicação para essas inclusões é simples: Ao incluir um dependente é possível que o contribuinte deduza várias despesas, sendo assim, recolherá menos impostos e poderá receber uma restituição maior.

Idade mínima para inscrições no CPF
4.4 (88%) 5 votes
2 Responses to “Idade mínima para inscrições no CPF”
  1. Cristiane

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *