O que é CPF?

O CPFCadastro de Pessoas Físicas é um documento emitido pela Receita Federal Brasileira, onde cada pessoa física nacional ou estrangeira recebe um cartão de CPF, o que garante o cadastro, o CPF pode ser emitido em qualquer idade, inclusive para recém-nascidos.

O cartão de CPF é um dos principais documentos dos brasileiros, ao ser emitido o CPF gera um número de 11 algarismos, sendo este número único e intransferível, ou seja cada cidadão tem o seu número exclusivo, mesmo em caso de perda do cartão, o numero do CPF vai permanecer o mesmo.

Não é obrigatório a posse do cartão, embora seja obrigatório a sua apresentação em diversas ocasiões, como em Instituições Financeiras, Empresas Privadas e Públicas, Órgãos do Governo e muitas outros lugares usam o CPF como chave de identificação de pessoas físicas.

Onde tirar o CPF?

Você pode solicitar o pedido de cadastro nas agência conveniada, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou dos Correios; sendo que nessas agências será cobrado o custo R$ 5,70. (valor máximo a ser cobrado do solicitante).

Para solicitar o pedido de CPF por meio de formulário eletrônico (Inscrição CPF Internet), é obrigatório a pessoa física possuir título de eleitor.

Também poderá solicitar a emissão do seu CPF nas entidades públicas conveniadas; sem custo. Nas representações diplomáticas brasileiras no exterior; sem custo. Diretamente na Receita Federal, para não residente no Brasil, inscrição de pessoa já falecida, ou se solicitação de órgãos da administração pública em função da incapacidade de comparecimento da pessoa física nas entidades conveniadas (órgãos carcerários para os presos, SUS para os internados).

Documentos Necessários

Veja abaixo os documentos necessários para emissão do CPF:

Menores de 16 anos: Carteira de identidade ou certidão de nascimento;

Maiores de 16 anos: carteira de identidade. Entre 18 e 69 anos é necessário o Título de Eleitor.

Situação Cadastral do CPF

Para consultar a situação cadastral do CPF, por acessar Neste link . As situações poderão ser: Regular, Pendente de regularização, Suspensa, Cancelada e Nula.

O que é CPF?
5 (100%) 1 vote

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *