Recadastramento de CPF

Recadastramento de CPF – Assim como o RG, o CPF é um daqueles documentos considerados essenciais para qualquer brasileiro. Sem ele, coisas simples como matricular-se numa faculdade ou realizar uma compra a prazo, tornam-se impossíveis.

O que é CPF

Cadastro de Pessoas Físicas, ou CPF, como é popularmente conhecido, é um banco de dados nacional, administrado pela Receita Federal, que armazena informações sobre cidadãos que residem no País. O CPF é composto de 11 números, únicos e intransferíveis durante toda a vida do indivíduo.

atualização de CPF

Quem pode ter CPF

O CPF pode ser tirado por pessoas de qualquer idade, inclusive crianças e estrangeiros residentes no País.

Para tirar o CPF é necessário apenas um documento de identificação e o título de eleitor (maiores de 18 anos).

O documento pode ser tirado gratuitamente nas entidades conveniadas da Receita Federal ou pela internet, através do preenchimento deste formulário aqui.

No formulário serão pedidas algumas informações como nome, data de nascimento, título de eleitor e endereço, além de informações de contato.

Após preencher o formulário, a Receita Federal irá analisar as informações e caso não haja nenhum problema, fornecerá um código que permitirá a impressão do CPF.

Opcionalmente, é possível tirar o CPF pessoalmente nos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal sob o custo de R$ 5,70.

Vale lembrar que a Receita Federal não emite mais aquele CPF tradicional azul, mas sim comprovantes de inscrição, que também contam com validade regular.

Para emitir a segunda via do CPF ou a primeira via após ter preenchido o formulário, é só usar essa ferramenta aqui.

Vamos agora um passo a passo como fazer recadastramento de CPF pela internet e grátis.

Recadastramento de CPF

Por vezes, um CPF pode perder sua validade e passar a constar como irregular no sistema da Receita. Isso acontece muitas das vezes devido a problemas com a inscrição do documento ou ao acúmulo de impostos de renda não declarados.

É sempre bom verificar a situação do CPF para evitar surpresas indesejadas na hora de usá-lo. Para verificar a situação cadastral de seu CPF, você pode usar essa ferramenta aqui, disponibilizada no site da Receita Federal.

recadastramento de CPF

Após informar o número de seu documento e sua data de nascimento, é só clicar em “Consultar” para saber a situação cadastral de seu CPF.

Na tela seguinte, aparecerão algumas informações como seu nome e o número de seu CPF. Logo abaixo, aparecerá o campo: “Situação Cadastral”.

Repare na situação cadastral que está sendo informada. A única desejável é a “Regular”. Qualquer situação cadastral diferente dessas representa problemas com seu documento.

O problema mais comum é a situação cadastral “pendente de regularização” ou “suspensa”, que geralmente indica problemas com algum dado inserido, como por exemplo, o título de eleitor, ou ainda, indica problemas com a declaração do Imposto de Renda.

Consulte também:

Consultar CPF pelo nome

Consultar CPF no SPC grátis

2 Via Comprovante de Inscrição CPF

Caso o problema seja com a declaração do Imposto de Renda, declará-lo resolverá o problema. Para declarar o Imposto de Renda, atrasado ou não, use esta ferramenta aqui.

Caso não seja esse o problema, você deve entrar com um pedido de regularização de situação cadastral junto à Receita. Para isso, preencha este formulário aqui.

Opcionalmente, o pedido de regularização também pode ser feito pessoalmente nas agências dos Correios, Banco do Brasil e Caixa, também sob o custo de R$ 5,70.

Recadastramento de CPF
2.8 (56%) 5 votes
No Responses to “Recadastramento de CPF”

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *