Receita Federal consulta CPF

Receita Federal consulta CPF – O CPF é um daqueles documentos básicos que todo brasileiro deve ter.

Sem o CPF, não é possível, por exemplo, assinar carteira, viajar para o exterior, ou matricular-se na faculdade. Como já é possível imaginar, o CPF é um documento único para cada cidadão.

O que é CPF

CPF, ou Cadastro de Pessoas Físicas, é o registro nacional de pessoas físicas, independente da nacionalidade, utilizado no Brasil e administrado pela Receita Federal.

O documento é composto de 11 dígitos, únicos durante toda a vida do indivíduo.

O CPF foi criado nos anos 80, em substituição ao antigo CIC (Cartão de Identificação do Contribuinte), amplamente utilizado na década de 70.

Como emitir

O CPF pode ser emitido de duas maneiras: Pessoalmente ou via internet.

Pessoalmente é só comparecer aos Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal e solicitar o serviço, o que deverá levar apenas alguns minutos. O serviço custa R$ 5,70.

Após ter dado entrada no pedido, o documento será enviado à agência onde o CPF foi solicitado.

Opcionalmente, também é possível emitir o documento gratuitamente pela internet.

Veja também:

Recentemente, a Receita Federal anunciou diversas ferramentas online para desburocratizar alguns dos serviços mais requisitados, como a emissão de CPF, a Receita Federal consulta CPF, entre outros.

Para emitir o CPF pela internet, basta acessar a ferramenta disponível no site da Receita Federal. Para isso, clique aqui.

Na página, é só preencher o formulário, que solicitará informações como nome, nascimento, título de eleitor, nome da mãe e endereço. Também será solicitado telefone para contato, para eventuais imprevistos.

Após o processo, a Receita Federal irá analisar todas as informações e se não houver nenhum problema com a inscrição, em pouco tempo você poderá imprimir seu CPF em casa.

Para imprimir o CPF basta acessar esta ferramenta aqui. Na tela que aparece, serão pedidas algumas informações como seu nome completo, data de nascimento, título de eleitor e o número do CPF gerado.

Na mesma página, além da possibilidade de emitir a primeira via de um CPF gerado pela internet, também é possível emitir a segunda via de qualquer CPF.

Vale ressaltar, que o documento gerado não é o CPF tradicional que estamos acostumados, mas sim um comprovante de inscrição no CPF, que também tem validade.

Receita Federal consulta CPF

Além da ferramenta para a emissão de CPFs, a Receita Federal disponibilizou também uma ferramenta para consulta da situação cadastral de CPFs. .

Ter um CPF com situação cadastral irregular é quase tão ruim quanto não ter um CPF, uma vez que um documento irregular não é aceito.

São inúmeros os motivos que podem fazer com que um CPF esteja irregular. Desde o acúmulo de impostos de renda não declarados, até a problemas na inscrição do documento.

Em caso de dúvidas, é bom realizar uma consulta a Receita Federal para verificar a situação cadastral de seu documento. O serviço é gratuito e pode ser realizado pela internet. Para acessar a ferramenta, clique aqui.

Na página, é só informar o número de seu documento e sua data de nascimento para realizar a consulta.

Na página seguinte, aparecerão algumas informações, como o número de seu CPF e o nome e logo abaixo aparecerá “Situação Cadastral”. A única situação desejável e a “Regular”, caso apareça algo diferente para você, entre em contato com a Receita Federal para regularizar seu documento.

Receita Federal consulta CPF
3 (60%) 2 votes
3 Responses to “Receita Federal consulta CPF”
  1. airton ferreira
  2. SUZANA OLIVEIRA DINIZ

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *