Situação cadastral CPF

Situação cadastral CPF – Confira se seu CPF está regular perante a Receita Federal. O CPF, assim como o RG, é um dos documentos considerados essenciais a qualquer brasileiro. Confira no artigo o passo a passo para ver sua situação cadastral no CPF.

Um indivíduo que não tenha o documento está impossibilitado, entre outras coisas, de se matricular em uma universidade, tirar carteira de trabalho, viajar, abrir uma conta em banco ou obter crédito.

Cientes dos transtornos causados por sua ausência, o CPF é normalmente um dos documentos que as pessoas costumam tirar primeiro. Entretanto por vezes, mesmo que você já tenha seu CPF, pode ser que ao tentar utilizá-lo você seja informado que não poderá concluir a operação, pois seu CPF está com problemas. Se você passou por isso recentemente, você pode estar com problemas com sua inscrição na Receita Federal, nesse caso você deve realizar uma consulta à Receita para se informar sobre a situação cadastral de seu CPF.

 Situação cadastral CPF

Consultar a situação cadastral CPF nada mais é do que verificar se há algo de errado com o seu CPF, como verificar se ele está vencido, ou até mesmo, foi cancelado pela Receita Federal.

A consulta pode ser feita pela internet através do site da Receita Federal informando apenas o número de seu CPF ou em uma agência da Caixa, Banco do Brasil ou ainda nos Correios.

Tipo de situação cadastral

Existem 5 tipos diferentes de situação cadastral possíveis para um CPF.

A primeira, e única ideal, é a situação “regular”, que indica que não há nenhuma pendência no cadastro do contribuinte.

A segunda é a “pendente de regularização”, quando o contribuinte deixou de entregar alguma declaração obrigatória. Geralmente é uma Declaração de Imposto de Renda dos últimos 5 anos ou uma Declaração Anual de Isento(até 2007).

A terceira situação possível é a “suspensa”, essa ocorre com mais frequência entre CPFs mais novos e indica que o cadastro do contribuinte está incorreto ou incompleto.

A quarta situação possível é a “cancelada”, que indica que o CPF foi cancelado, ou por decisão administrativa, judicial ou ainda devido ao falecimento do contribuinte.

A quinta e última situação possível é a “nula”, que indica que houve fraude na inscrição do CPF e por isso o mesmo foi anulado.

Como regularizar a situação cadastral CPF

Antes de qualquer coisa é importante verificar se você não deixou de entregar algumas das declarações de Imposto de Renda nos últimos 5 anos. Esse é a causa mais comum de problemas com a situação cadastral do CPF.

Caso tenha de fato esquecido de entregar alguma declaração, basta realizar o procedimento de regularização de seu CPF clicando aqui e escolhendo a opção correspondente ao ano em que deixou de declarar o Imposto de Renda após ter clicado em “Anos Anteriores”. Caso tenha entregue as declarações, mas tenha esquecido de informar algo ou tenha informado algo errado,clique no link Retificação de Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Se você não tem nenhuma declaração pendente e mesmo assim seu CPF consta como irregular, você deve verificar também sua situação fiscal na Receita. Isso pode ser feito criando um cadastro aqui

Se você não estava obrigado a entregar nenhuma declaração nos últimos 5 anos ou está com sua situação cadastral como “suspensa”, você deve entrar com um pedido de regularização de situação cadastral preenchendo esse formulário aqui

Você também pode solicitar a regularização de seu CPF em uma agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica ou nos Correios. Os documentos necessários são RG e número de inscrição no CPF. Para maiores de 18 anos é pedido também o título de eleitor e no caso dos homens ou certificado de alistamento militar. O serviço custa R$ 5,70.

Comprovante de situação cadastral no CPF

Você pode consultar a situação cadastral de seu CPF pela internet,o link para efetuar a consulta é esse aqui. Após informar seu CPF, o sistema lhe mostrará a situação cadastral de seu documento.

Informe seu CPF e os caracteres que aparecem ao lado, conforme imagem abaixo:

situação cadastral cpf

Você pode imprimir a consulta e usar como uma garantia da regularidade,ou não, de seu CPF, Note que logo abaixo aparece a hora e a data informando a regularidade de seu CPF no momento da consulta.

comprovante de situação cadastral no CPF

Situação cadastral CPF
2.88 (57.5%) 8 votes
6 Responses to “Situação cadastral CPF”
  1. ELLYZABETH APARECIDA OLANDA DA SILVA
  2. waldirene
    • Redação
  3. MARCOS ANTONIO MARQUES SOTERO

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *