Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Como descobrir o número do CPF

Como descobrir o número do CPF – Pergunta de muitos, já que esse é um dos principais documentos que a pessoa pode ter. O CPF é tão importante quanto o RG (Documento de identidade) e é necessário para diversas transações:

  • Transações bancárias;
  • Aquisição de produtos;
  • Assinatura de planos.

Você também gostará de saber:

Com o CPF, é possível saber informações precisas sobre o cidadão, até mesmo dados dos pais, endereço, telefone e outros.

A finalidade desse artigo é mostrar de forma clara como Como descobrir o número do CPF sem precisar sair de casa ou esperar gerar um novo cartão (o que pode levar dias ou semanas).

O que é CPF?

  • CPF (Cadastro de pessoas físicas) nada mais é que o registro mantido pela Receita Federal Brasileira. Esse registro, como já foi dito, é feito para pessoas físicas. Cada pessoa só poderá ter um único CPF e não há duplicações nesses números (Duas pessoas com CPF iguais).
  • O CPF é um documento para todas as pessoas e pode ser emitido a partir de qualquer idade, até mesmo para recém nascidos.
  • Chave de identificação utilizada nas principais base de dados financeiros (empresas credoras de créditos, SPC/SERASA).

Pode mudar o número do CPF?

  • O número do CPF é individual e intransferível. A mudança desse documento só poderá ser feita através de decisão judicial ou administrativa.
  • A mudança de dados cadastrais de forma irregular no CPF ou alteração das sequências de números poderá resultar processo judicial, uma vez que falsificação ideológica é considerada crime, principalmente documentos públicos.

Como descobrir o número do CPF

Como emitir o CPF pela primeira vez?

  1. A emissão do CPF é considerada rápida, pois são poucos passos necessários para realizar a solicitação desse documento. Para isso é necessário dirigir-se à uma das agências a seguir:
  2. Banco do Brasil;
  3. Caixa Econômica;
  4. Correios.

Documentos para emitir o CPF:

  • Menores de 16 anos: Carteira de identidade ou certidão de nascimento;
  • Maiores de 16 anos: carteira de identidade. Entre 18 e 69 anos é necessário o Título de Eleitor.

Como descobrir o número do CPF

  • Se necessitas saber o número do seu CPF, provavelmente não o tem em mãos. A perda do CPF pode implicar em diversos problemas, principalmente financeiro. A falsidade ideológica vem crescendo no Brasil e prejudicando muitas pessoas. O CPF poderá ser utilizado para aquisições de bens sem autorização, caso caia nas mãos erradas. Veja como descobrir o número do seu CPF:
  1. Registre um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima;
  2. Leve os seus documentos de identificação para Receita Federal;
  3. Solicite uma via provisória do seu CPF;
  4. Aguarde o prazo para confecção do documento.

 

Essas são as informações necessárias sobre o seu CPF. Em caso de dúvidas, consulte as agências responsáveis por esse documento: Correios, Banco do Brasil e Receita Federal.

Consulta bônus – Consultar situação cadastral do CPF

Siga os passos abaixo para saber a situação cadastral do seu CPF.

  1. Acesse o site da Receita Federal através deste link;
  2. Preencha com o número do seu CPF;
  3. Preencha com a sua data de nascimento;
  4. Clique em consultar;
  5. Preencha com as letras e números que aparecerão.

Com essa consulta, é possível saber como anda o seu CPF, se há alguma pendência junto à Receita e outras informações relevantes.

Como descobrir o número do CPF
2 (40%) 5 vote[s]
2 Responses to “Como descobrir o número do CPF”
  1. ELIS REGINA PEREIRA
    • Med Madson

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *