Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Consulta SPC Grátis

Consulta SPC Grátis – Existe uma grande parcela da população que não sabe que está com o nome sujo junto ao Sistema de Proteção de Crédito (SPC) ou Serasa. Isso porque, normalmente, quem faz a consulta aos órgãos já tem a certeza de que está com problemas de crédito negativado.

Além do comunicado oficial enviado pelo SPC para informar a existência de uma dívida, com o nome das empresas que possam ter negativado o nome do cliente, é possível verificar a situação do CPF gratuitamente em postos autorizados.

Para isso, o consumidor interessado, deve procurar qual a base conveniada mais próxima de sua residência e ir até um dos balcões do SPC – no site oficial do órgão existe uma relação dos postos de atendimento em todo o país. Lá, será solicitado que o cliente apresente seu documento para que um extrato seja apresentado.

Este documento deve trazer informações sobre os dados do CPF ou CNPJ consultados, bem como a relação das dívidas, pendências e inadimplências que relacionadas.

O extrato apresenta, ainda, as empresas credoras, os valores e até mesmo a data de origem e registro da dívida. Caso seja necessário, o consumidor poderá solicitar também o número de contrato referente àquela restrição, para localizar a empresa e quitá-las.

Se o consumidor não tiver nenhuma restrição em seu nome, o resultado deverá apresentar no SPC o status de nada consta.

Para não ter que ir até o posto, a solicitação também pode ser feita por carta assinada. Junto com o pedido de consulta, no entanto, é preciso anexar o CPF e outro documento com foto.

Além disso, o SPC permite fazer via procuração, na qual o procurador deve ir pessoalmente a um posto munido de procuração original ou cópia autenticada assinada pelo titular do CPF, com firma reconhecida em cartório, uma cópia simples da procuração que ficará retida e documento original do procurador que pode ser CNH, RG ou Carteira de trabalho.

É importante lembrar que a consulta do CPF nos órgãos autorizados é um direito garantido a população e é um serviço disponibilizado gratuitamente.

No entanto, além desses tipos de verificação, existe também a possibilidade de realizar estas consultas online, em sites especializados conveniados ao SPC.  Neste caso, é preciso destacar que a consulta pela internet é paga.

Isso porque, as empresas que prestam este serviço são privadas. Para realizar esta Consulta SPC Grátis, todas estas empresas cobram uma taxa de serviço, que pode ir desde R$ 5,00 até R$ 50,00.

Por meio destas empresas é possível realizar uma consulta SPC em todo o território nacional para verificar a situação do CPF de um consumidor. As consultas podem ser para Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Cadastro de Cheques, entre outras modalidades.

Cadastro Positivo SPC – Consulta SPC Grátis

No site oficial do SPC existe um tipo de cadastro diferente, intitulado de Positivo. Diferentemente do Serasa, ele pode ser acessado pelo endereço e se refere a uma página com a lista de bons pagadores, com o objetivo de diminuir as taxas de juros em negociações e empréstimos para esses consumidores.

Como quitar a dívida no SPC

Existem algumas maneiras de quitar a dívida e limpar o nome sujo. Confira:

Pagamento da dívida – escolhida como a melhor forma por especialistas, a dica é pagar logo a dívida para que o nome seja imediatamente excluído dos cadastros de inadimplência.

Disputa judicial – a opção tem se tornado comum, principalmente nos financiamentos imobiliários. Isso porque, mesmo que não haja consenso, várias decisões do STJ alegam que a inclusão do nome do consumidor no cadastro de inadimplência enquanto a dívida estiver sendo discutida na Justiça equivale a uma forma de ameaça e constrangimento. Nesses casos, portanto, mesmo não tendo arcado com o pagamento, o consumidor consegue impedir a inclusão do seu nome no cadastro de inadimplência.

Automaticamente – após cinco anos, o nome deve ser retirado automaticamente do cadastro de inadimplentes, mesmo que a dívida não tenha sido paga.

Consulta SPC Grátis
2.5 (50%) 2 vote[s]

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *