Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

CPF Válido: Como saber se o número está correto?

Você sabe quando um número de CPF é válido? Nesse artigo ajudaremos você a identificar um número correto do cadastro de pessoa física.

Todo cidadão precisa de uma identificação perante o seu país. Aqui no Brasil essa identificação é feita pelo cadastro de pessoa física (CPF), que é o registro do cidadão na Receita Federal brasileira, devem estar registrados todos os contribuintes do país.

É um documento de numeração única e intransferível, sofrendo apenas mudança em caso de decisão judicial. Para obter o seu CPF o cidadão deve se inscrever pelo site da receita federal ou se dirigir a alguns dos locais que realizam essa inscrição como: Caixa Econômica Federal, Correios e Banco do Brasil.

No ato de fazer o seu CPF nessas instituições já citadas você pagar uma taxa em média de R$ 7,00. Caso você tenha menos de 25 anos e esteja com a situação eleitoral regular, poderá fazer diretamente no site da Receita federal onde não pagará taxa.

Qual a importância do CPF?

O CPF servirá para identificar o indivíduo perante seu país, no entanto, para o cidadão o CPF também possui sua importância, praticamente para tudo esse número será necessário. Por isso é importante que desde cedo você tenha o seu CPF.

Seja para abrir uma conta em um banco, realizar uma matrícula em um curso ou graduação, se inscrever em um concurso ou arrumar um trabalho de carteira assinada, em todas essa situações o número do CPF é indispensável.

Quantos números tem um CPF válido?

Um CPF que é válido em nosso país possui nove algarismos e conta também com mais dois dígitos verificadores, eles se encontram separados por um traço, sendo assim o CPF válido conta com onze algarismos.

Os números que compõem o seu CPF não podem ser todos repetidos entre si. Para uma melhor organização e padronização o seu número de CPF pode ser escrito de duas maneiras mais usuais: 123456789/00 ou de forma direta: 12345678900.

Qual o tempo de validade do CPF?

O CPF não possui prazo de validade se comparado a alguns documentos como o RG e a carteira de trabalho. Desse modo, você pode permanecer a vida inteira com o mesmo CPF que não haverá problema algum.

Porém, por ele ser um documento com função numérica e não possuir foto e nem constar assinatura, é preciso apresentar outro documento que comprove a identificação do seu portador. Vale lembrar que o número do CPF pode ser inserido no RG, ele ficará no canto inferior do verso.

CPF válido

Consultar CPF válido na receita federal

Para consultar o CPF pelo site da Receita Federal é bem simples, você só precisará acessar o site da Receita Federal, nele você deverá preencher o número do seu CPF e sua data de nascimento logo após você verá a situação do seu CPF.

Outro modo de consultar é também pelo site do Serasa, para fazer essa consulta é bem simples, deverá acessar o site do Serasa, onde irá clicar na opção consultar agora seu cpf.

Você será direcionado para uma página onde irá preencher alguns dados, após isso você receberá um e-mail de confirmação que te levará para o site do Serasa, se você não tiver nenhuma pendência aparecerá uma mensagem dizendo que sua situação está correta.

O que acontece se o CPF não estiver válido?

Talvez já tenha acontecido de você realizar alguma compra em que fosse necessário o número do seu CPF e na hora do cadastro tenha aparecido a seguinte mensagem: seu CPF está inválido.

Geralmente isso acontece porque seu cadastro na Receita Federal pode estar incompleto ou incorreto. Isso pode estar relacionado com alguns fatores, como, por exemplo: pendência na regularização: Isso ocorre quando o contribuinte por algum motivo deixa pendente alguma Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física o (DIRPF).

O CPF também pode ficar suspenso quando acontecem erros no sistema, ele pode estar cancelado por decisão administrativa ou judicial, que venha solicitar o cancelamento, ou nos casos mais comuns, quando o contribuinte venha a falecer. Ele pode ser anulado quando por algum motivo, venha a ser constatado que exista alguma fraude em sua inscrição.

Se você está com seu CPF suspenso, fique sabendo que ficará impedido de abrir contas em bancos, fazer empréstimos, retirar o passaporte, abrir um crediário, receber aposentadoria, participar de concursos públicos, assinar financiamentos e de receber prêmios em loterias. Vale lembrar que caso isso aconteça, os bancos podem encerrar contas em até 90 dias.

Como regularizar o CPF?

Para fazer a regularização é necessário verificar se existe alguma pendência, se estiver tudo correto, o contribuinte deverá fazer o pedido de regularização do CPF.

Caso possua título de eleitor, o procedimento pode ser feito em casa pela internet no site da Receita federal, caso não possua título, deverá se dirigir aos, Correios, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. No ato da regularização deverá ser efetuado o pagamento de uma taxa com valor médio de R$ 12,00.

Estar com o CPF válido é extremamente necessário para estar ativo na sociedade, é importante sempre acompanhar a sua situação para que ele não fique inválido por nenhum motivo e você tenha dores de cabeça para regularizar nas pressas.

CPF Válido: Como saber se o número está correto?
3 (60%) 7 vote[s]

Deixe o seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *